Três dicas práticas e eficientes para aprender inglês
- Ammar Sayed
- 28 de jul. de 2019
- 3 min de leitura
Quer aprender o idioma de uma forma eficiente? Então pegue papel e caneta, que aqui vão três dicas para a vida!
1.Goal & Plan

A primeira dica é ter um objetivo e fazer um plano para alcançá-lo. Para te ajudar a organizar as ideias em relação ao seu objetivo de aprender, tente responder essas perguntas:
Porque eu quero aprender inglês? O que mudará na minha vida se eu falar inglês fluentemente? Onde estou no momento? Para onde quero ir? Em quanto tempo quero chegar lá?
A gente aprende com os outros e acredito que a minha experiência aprendendo português irá mostrar que aprender idiomas pode ser muito fácil e divertido. Eu cheguei no Brasil em 2012 e não sabia absolutamente nada sobre o idioma! Nem sabia a diferença entre português e espanhol. Hoje eu consigo me comunicar com todo o mundo e não encontro grandes dificuldades.
Você deve estar pensando que eu deva ser muito inteligente!!! NÃO. Não sou. Sou totalmente normal. Eu só segui a segunda dica que sempre recomendo para os meus alunos:
2. Listen (escutar as pessoas falando!)

O Listening é muito importante no processo de aprendizagem de um novo idioma. Eu escutava muito a minha sogra tentando me ensinar como cozinhar macaxeira, ela repetia a história mil vezes fazendo gestos e apontando para as coisas até eu conseguir compreender.
È muito importante escutar a língua que você quer aprender. Escutar não é apenas deixar as palavras passarem pelo o canal auditivo, e nem é escutar e ficar pesquisando o significado de cada palavra que você ouve. Segundo a teoria de Stephen Krashen, linguista e professor na Universidade de Southern California, é necessário haver um conteúdo significativo e relevante para você; assim você consegue entender a mensagem. Esse trecho é de um livro de Stephen Krashen, Theory of Second Language Acquisition. Nele, Stephen explica que "'Comprehensible input' – linguagem inteligível – é o elemento chave para que ocorra a assimilação do idioma. O aprendiz progride na medida em que recebe input inteligível.
Linguagem inteligível é aquela que se situa num nível ligeiramente acima do nível de proficiência do aprendiz. É a linguagem que você não conseguiria produzir, mas que ainda consegue entender. Vai além da simples escolha de vocabulário. Pressupõe contextualização, explicação, uso de recursos visuais, linguagem corporal, negociação de significados e recolocação de pontos obscuros em outras palavras. “As ideias efetivamente transmitidas constituem a experiência de aprendizado."
Refletindo sobre a situação que mencionei acima, com minha sogra, eu consegui entender perfeitamente a mensagem porque a situação foi comunicativa, interessante, e inteligível. Além de que naquele momento, eu não estava tenso. Assim eu tinha tudo favorável para captar o que ela falava. Ela, por sua vez repetia muitas vezes achando que eu não a entendia, pois eu não tinha como explicá-la que havia entendido.
3. Communicate in English

Agora vamos à terceira dica, que é tentar se comunicar com alguém que fale inglês. A gente aprende idiomas para se comunicar com os outros. Isso você pode conseguir através de aplicativos como o Hello Talk ou pedindo ajuda de amigos que saibam o idioma. Outra opção, caso você não conheça alguém que fale inglês, mas sabe o quão importante é aprender a língua para melhorar a sua carreira, é procurar um profissional que te ajude a aprender e, assim, você terá com quem praticar.
Em outro post estarei lhe dando dicas sobre o que levar em consideração na hora de escolher auxílio profissional, ok?
Espero que tenham gostado do texto! Qualquer dúvida, elogio ou sugestão, só falar inbox conosco pelo instagram @iblend.idiomas. Até mais!
IBlend Idiomas
Rua. Monte Castelo, 253 - Boa Vista, Recife – PE
Whatsapp: 81 9 9573-0882
Comments